São Paulo completa 464 anos! Confira uma seleção dos melhores eventos que rolam na cidade


“Não sou conduzido, conduzo”. A frase que poderia estar no parachoque de qualquer caminhão é nada menos que o lema da cidade mais populosa do Brasil: São Paulo. Seus 20 milhões de habitantes junto ao crescimento historicamente desordenado compõem o que chamamos de caos urbano, mas também dão as notas essenciais que a tornam tão multicultural, cosmopolita e vibrante.

E amanhã, 25 de janeiro de 2018, a “selva de pedra” está completando 464 anos. E, como sempre, não vão faltar eventos para comemorar. Nossa sugestão é aproveitar o melhor que ela tem a oferecer: a vida pulsante das ruas. Por isso, deixa o shopping para outro dia ou o “novo pico descoladinho” (que você paga caro para tomar caipirinha no pote de maionese) e, o principal, prefira andar ou pedalar a estar em meios de transporte fechados. Foi difícil selecionar os melhores, mas, modestamente, sugerimos alguns passeios.

Gilberto Gil Free


Foto: Thesupermat/Wikimedia

Alguma coisa acontece no seu coração quando cruza a Ipiranga com a Avenida São João? Se a frase célebre da música Sampa nunca fez sentido para você, amanhã talvez possa fazer. Isso porque ali, onde hoje está instalado o Bar Brahma, será palco de nada menos do que um show gratuito do Gil com a escola de samba da Vai-Vai. Haja coração!

Vai lá: Av. São João, 677, Centro. A partir das 13h

Forrozeando com Elba


Foto: Zé Carlos Barretta/Wikimedia

Quem quiser aproveitar a data para “voltar pro aconchego” da terrinha é só chegar no Sesc Pq. Dom Pedro II para curtir o forró da paraibana Elba Ramalho. O arrasta pé promete muita alegria, dança e saudosismo. Não é preciso retirar ingresso antes.

Vai lá: Pça. S. Vito, sem número, Centro. A partir das 18h.

Demônios da Garoa


Foto: Prefeitura de Itanhaem/Divulgação

Na terra da garoa, eles são reis. Com mais de 70 anos de existência, é impossível ouvir Demônios da Garoa e não lembrar de Trem das Onze, canção de Adoniran Barbosa popularizada pelo grupo paulistano. Além disso, vale a pena ouvir a banda que está desde 1994 no Guinness Book como o "Conjunto vocal mais antigo do Brasil em atividade”.

Vai lá: Vila Butantan - Rua Agostinho Cantu, 47, Zona Oeste. A partir das 17h

23,

Som afro


Foto: Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais/Flickr

O grupo afro de mulheres Ilú Obá De Min é composto por sons, danças e vestes que exaltam os ancestrais e toda sua carga histórica. É impossível não ficar tocado pelo ritmo do bloco que tem como madrinha a cantora Leci Brandão. A apresentação acontece no estacionamento da Pinacoteca e é possível aproveitar para conferir as exposições. O prédio estará aberto para visitação gratuita.

Vai lá: Rua Mauá, 51, Centro. A partir das 15h.

Rebolando no Anhangabaú


Foto: Pixabay

Aniversário de São Paulo não existe sem festa no Vale do Anhangabaú. E a programação tá perfeita para quem não quer ficar parado. A partir das 15h haverá tributo à Rita Lee, a ovelha negra mais querida do Brasil. Às 18h começa um tributo a David Bowie. Às 20h30 o vale vai ferver com o som de BaianaSystem e Karol Conka, mas o show mais esperado do dia será o da Anitta. A “malandra” é a última atração da noite, com previsão para começar às 23h15. Veja a programação completa aqui.

Vai lá: Vale do Anhangabaú, Corredor Norte-Sul, 1000, ao lado da estação Anhangabaú do metrô. A partir das 12h.

Comemorando em grande estilo


Foto: The Photographer/Wikimedia

Como também já é tradição na cidade. O Theatro Municipal abre suas portas gratuitamente para comemorar a data. Mas, desta vez as atrações serão divididas em três, sendo duas no dia 25 e uma no dia 26. Se apresentam a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório e o Balé da Cidade. Os ingressos serão distribuídos duas horas antes de cada apresentação.

Quinta-feira 25, às 14h

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

Quinta-feira 25, às 19h

Balé da Cidade de São Paulo

Sexta-feira 26, às 12h

Orquestra Experimental de Repertório

Vai lá: Praça Ramos de Azevedo, sem número, próximo ao metrô Anhangabaú.

Basquiat


Foto: Tim Evanson/Pixabay

São Paulo ganha um presentão em seu aniversário: uma retrospectiva do artista Jean-Michel Basquiat. O artista nova-iorquino tem uma produção intensa, apesar da curta carreira, e algumas de suas obras poderão ser conferidas a partir do dia 25 no Centro Cultural Banco do Brasil. Quem gosta de arte urbana, contemporânea não pode perder.

Vai lá: R. Álvares Penteado, 112, Centro. A partir das 9h.

Poesia na Paulista


Foto: Delma Paz/Wikipedia

Quer nome mais poético do que Casa das Rosas? Pois é neste espaço, no comecinho da Avenida Paulista, que acontecerá o Recital para São Paulo. Ali será apresentado poemas de Haroldo de Campos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida -, grandes poetas nascidos no estado de São Paulo. Também haverá canções de compositores paulistanos.

Vai lá: Av. Paulista, 37, metrô Brigadeiro. A partir das 19h.

Pedalando por SP


Foto: Diego Torres Silvestre/Flickr

Dá para aproveitar o feriado para conhecer os principais pontos turísticos da cidade pedalando. Quem não tem bicicleta pode alugar uma por meio dos serviços de empréstimos disponíveis na capital. O Itaú é quem conta com o maior número de unidades disponíveis, basta se cadastrar no sistema com antecedência para retirar a bike onde quiser. Além disso, há as ciclofaixas de lazer coordenadas pelo Bradesco, que funciona das 7h às 16h. Em ambos os serviços, os primeiros 30 minutos são gratuitos.

Tour a pé


É claro que não poderíamos deixar de falar do nosso passeio a pé. Se existe melhor forma de conhecer uma cidade do que andando por ela, a gente não conhece. Somos um coletivo de viajantes urbanos, não exatamente locais, e essa “visão de fora” pode ser apaixonante. Além desse novo olhar para lugares já conhecidos, é uma bela maneira de passear causando o mínimo de impacto ambiental. Todos os grupos são pequenos, de forma a aproveitar ao máximo a troca de ideias e experiências.

Vai lá: 11h na Praça da Liberdade, em frente ao banco Bradesco e 16h na Avenida Paulista, em frente ao Instituto Moreira Salles.

#music #saopaulo #gilbertogil #demoniosdagaroa #somafro #anhagabau #basquiat #paulistaavenue

26 views
whatsapp
© 2019 Concrete Jungles Walking Tours is a project and an idea of Giuliano Orlando
I'm an official licensed guide check my Cadastur number and CNPJ 32.396.303/0001-61
Book Now